domingo, 30 de dezembro de 2007

Quase uma fábula




“A história é uma seqüência de mentiras sobre as quais estamos todos de acordo.” Napoleão Bonaporte


“De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.” Joseph Goebbels, chefe da propaganda nazista


Era uma vez uma enorme e esperta águia careca. Tal bicho era forte, falante e fazia muito menos do que falava. Mas, todos os outros animais tinham medo da águia careca porque o que ela falava parecia verdade.
-Não adianta fugir! A vida vai acabar! O tubarão não presta porque aliena o trabalho das rêmoras. O macaco tá certo! Urubu é um bicho feio! As fêmeas não sabem de nada e são fracas! - Dizia a águia careca a toda hora. E alguns bichos até tinham problemas de saúde porque acreditavam no que a águia careca falava.
Era uma vez também um pequeno ratinho que nada podia sozinho. Como gostava muito de falar e de ouvir, começou a reunir à sua volta outros roedores. E, naquele grupo, todos podiam falar e ouvir, independentemente se sábio ou tolo, macho ou fêmea, poderoso ou fraco, pobre ou rico. E os roedores seguiam o pequeno ratinho porque queriam, porque gostavam.
Um dia, vendo que o pequeno ratinho ia à frente de um grupo enorme de roedores, resolveu, para não perder seu poder, matá-lo. A águia careca atirou-se sobre o ratinho e, antes de devorá-lo, disse:
-Você vai morrer porque não sabe se comportar como líder. Você acha que as fêmeas têm valor, que os seguidores são mais importantes que o líder. Olhe para mim que estou há mais tempo na vida, até sou careca... Diga uma coisa e faça outra. Olhe para mim que sou o maior símbolo do capitalismo, que sou símbolo da maior nação da Terra, que destruo quem me contradiz. Olhe para mim que sou poderoso e que obrigo todos a fazerem o que quero sempre. Você não sabe se comportar como líder, não é um dos nossos. E agora? O que vai fazer? Vou matar você!
-Você está certa, grande e poderosa águia careca. Quando eu morrer todos aqueles outros roedores continuaram caminhando e pensando porque acreditam que podem e podem acreditar nisso. Mas, quando você for só sombra, e, acredite, isso vai acontecer, quem vai assumir seu lugar? Você tem filhos? Você tem amigos? Você tem alguém que lhe seja igual?
A águia careca matou o ratinho, mas, como todos sabem, ela é uma espécie em extinção. E, ainda que viva muito tempo, uma hora a águia careca vai morrer e o ratinho continuará no pensamento e na liberdade daquele grupo de roedores.
MORAL DA HISTÓRIA: Pensar ofende o poder, ter razão ofende ainda mais. Entretanto, é preciso continuar pensando.




A todos os que preferem o ratinho, bom 2008 e felicidades para toda a vida.

2 comentários:

Cicil disse...

Sou obrigado a comentar q o Ratinho é o ph.d, mesmo morto (ou fora da escola) continuará tendo fiéis seguidores. Quanto ao Careca... PREFIRO NÃO COMENTAR !!!!!

Abração à todos

Anônimo disse...

Preciso nem falar que me identifiquei muito com esse texto[seguidora). Quero lhe deixar bem claro que não há quem prefira a águia careca. Até porque a tal águia não trata ninguém com igualdade e nem mostra a ninguém que seus sonhos podem ser realizados. Totalmente ao contrario do ratinho. Que na minha opinião e na de muitos vai estar sempre na memória, no pensamento, em tudo. Eee ratinho F***